6 de jul. de 2012

Italc - Ferramenta de monitoramento de computadores



Italc http://italc.sourceforge.net (ensino e aprendizado inteligente em computadores) é uma ferramenta GNU criada para o propósito didático, desenvolvida especialmente para professores/instrutores. Ela proporciona o desenvolvimento dos seus ensinamentos através de computadores conectados em rede. Essa aplicação se torna muito poderosa se utilizada em laboratórios de informática e salas de treinamento, remoto ou local.

O Italc provê a oportunidade de monitorar e influenciar no treinamento a partir de um computador chamado de Italc Master, aos seus alunos (chamado de cliente). Veja um exemplo na tela do Italc Master abaixo:



Ele é composto por dois executáveis, o “ICA” que corresponde ao cliente e o “ITALC” que é o gestor de estações. A estação que irá administrar as demais precisa dos dois executáveis. As demais máquinas do laboratório precisam apenas da parte cliente.

Em um mundo de laboratório onde a coexistência dos dois é comum, a ferramenta se adapta perfeitamente.

O Italc é uma ferramenta que possui a segurança necessária para impedir o acesso de algum bisbilhoteiro ou aluno “xereta” . O princípio de segurança do Italc parte de um software bem configurado pelo pessoal de laboratório ou administrador da rede. Irei abordar em artigos futuros, os itens de instalação , administração e segurança da ferramenta.

Fonte:
http://comunidade-linuxnarede.eti.br/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=107&forum=1&post_id=166#forumpost166


Segue logo abaixo alguns tutoriais:

Nenhum comentário: